Domingo, 24/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – AGORA É PRA VALER!

04/05/2015

No dia 05 de maio teve  início as atividades de tempo integral na Escola Municipal Rui Barbosa. Foram muitos os preparativos para este importante passo que a escola está dando.

Tudo se iniciou no processo de formação dos professores que participam de um curso de extensão na Universidade Federal Fronteira Sul sobre educação integral. A partir da formação, iniciou-se um processo de consulta aos pais sobre as prioridades, preferências e impressões sobre o tema. Fez-se as adequações regimentais e do Plano Político Pedagógico da escola com a participação de todos os professores.

Vencidas as etapas burocráticas, a escola iniciou o ano de 2015 com a oferta de atividades extra curriculares, aos moldes dos anos anteriores para envolver o alunado nas novas atividades. Com a regularização do corpo docente da escola e após conversa com os pais sobre as definições da funcionalidade do tempo integral, definiu-se o dia 05 de maio para iniciarmos as atividades.

Neste primeiro momento, o tempo integral na escola está sendo implantado de maneira gradativa com as turmas dos estudantes maiores – 4º e 5º ano. O turno integral será nas terças, quintas e sextas-feiras e será oferecido atividades como taewondo, natação, relaxamento, atletismo, ballet, futsal, jogos matemáticos, oralidade, música, xadrez, informática, educação física e dança.

“Nota-se uma grande expectativa de todos os profissionais envolvidos e das crianças em estarem mais tempo na escola e participarem de todas as atividades” frisa a Secretária Isabel.

Os trabalhos do tempo integral são coordenados pelo Prof Rodrigo Borges e da direção da escola Profª Andreia Ventorin. Além das atividades, a alimentação também passou por toda uma preparação , dispondo de um novo cardápio, que prevê café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Tudo preparado pelas funcionárias da escola sob a orientação da nutricionista.

Para a oferta do tempo integral é necessário a soma de muitas vontades para que tudo certo, passando pela estrutura física, por bons e comprometidos profissionais e ter o apoio dos pais e a satisfação das crianças.