Quinta-feira, 21/09/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico

11/05/2015

A Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos e o Projeto Amigos de Marcelino Ramos estarão realizando na última semana de maio uma campanha de coleta de lixo eletrônico.

O objetivo recolher e dar um descarte final adequado a todos os materiais eletrônicos.

No mundo atual um dos principais problemas deste tipo de lixo  é o descarte de forma irregular, visto que eles possuem substâncias químicas como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, e outros, o que acaba provocando a contaminação de solo e da água. Estes equipamentos são compostos também por uma  grande quantidade de plástico, metais e vidro e estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

A campanha acontecerá do dia 25 a 29 de maio sendo que a entrega dos equipamentos deve ser feita na Prefeitura Municipal.

Além do lixo eletrônico também estará sendo realizado o recolhimento de pilhas e baterias. Nesta edição da campanha não serão coletadas lâmpadas, em virtude do alto custo financeiro para seu recolhimento.

Todo material coletado aqui em Marcelino Ramos será catalogado e posteriormente remetido para São Paulo onde será descartado. O trabalho será realizado por uma empresa da cidade de Erechim.

Exemplos de lixo eletrônico:

- Monitores de Computadores

- Telefones Celulares e baterias

- Computadores

- Televisores

- Câmeras Fotográficas

- Impressoras

- Eletrodomésticos

- Eletro portáteis

Você sabia?

- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.

- Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.

- A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente).