Sexta-feira, 22/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!



Notícias

Prefeito Municipal convida Governador para inauguração do Parque Natural em Marcelino Ramos

24/06/2015

Município de Marcelino Ramos, está recebendo investimentos numa área de 423 hectares onde esta sendo implantado Parque Mata do Uruguai Teixeira Soares, que vai proteger um dos ecossistemas mais ameaçados do Bioma Mata Atlântica, além de rico refúgio de espécies nativas ameaçadas de extinção.

Criado pela Lei Municipal 028/2008 por ser uma compensação da Usina Hidrelétrica Itá, este parque é uma UC (Unidade de Conservação) e sua infraestrutura está sendo implementada pela Tractebel Energia com o apoio do município.

Além de proteger uma porção importante da vegetação da região, o Parque se integra aos demais atrativos turísticos do município, como o Balneário de Águas Termais, o Santuário de Salette, e os turismos ferroviário, náutico e rural.

No Parque estão sendo erguidos aproximadamente 1.200 m2 de áreas cobertas e 1.000 m2 de áreas descobertas, que irão abrigar o centro de visitantes, o mirante e uma passarela suspensa, entre outras edificações.

Esse espaço também vai representar um grande potencial para a educação ambiental e o ecoturismo, os quais deverão contribuir para difundir a importância de conservação dessa formação florestal.

Todo esse potencial do Parque ganha ainda maior relevância, já que será de uso público servindo também para pesquisas sobre regeneração. Animais ameaçados de extinção também terão um lugar seguro para viver e procriar.

O projeto é todo baseado em agredir o menos possível o meio ambiente. Além disso, foi projetado com total acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive o acesso as trilhas ecológicas.

Dando mais beleza ao local há uma ferrovia, sendo que e os trilhos de trem foram mantidos. O objetivo é reativar os passeios de trem da cidade até o Parque. Um sistema com seis trilhas possibilitará passeios de até 7 KM pelo Parque, além de trilhas radicais para os mais aventureiros.

A inauguração do Parque estará acontecendo no dia 16 de julho, momento em que a equipe organizadora da solenidade espera contar com um grande numero de Autoridades, tanto Federais como Estaduais.

Na quarta-feira(24/06) estiveram em Porto Alegre o Prefeito Juliano Zuanazzi e o Gerente do Parque Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, Fernando Cassol, entregando o Convite e convidando diversas autoridades tanto de organismos ligados ao Meio Ambiente como o IBAMA, Deputados Estaduais, Secretários de Estado e o Governador e Vice Governador do Estado

"Em todos os locais fomos recebidos com a manifestação de que farão o possível para se fazerem presentes no dia 16 de julho, data da Inauguração do Parque. O Governador nos informou que fará o possível para estar presente, face a relevância do que um Parque de Preservação representa para nosso Município e para Estado", informou o Prefeito Juliano Zuanazzi.

Na oportunidade também foi convidado o Presidente da Assembléia Legislativa, Dep. Edson Brum, que estenderá o convite para os demais Deputados Gaúchos. 

Também estão sendo aguardadas autoridades Federais e representantes do Ministério do Meio Ambiente.