Quinta-feira, 21/09/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Marcelino Ramos recebeu o Parque Municipal Natural Mata do Uruguai Teixeira Soares

13/08/2015

O município de Marcelino Ramos  recebeu oficialmente  nesta quinta-feira (13/08)  o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares. A solenidade  contou com a presença de  várias autoridades regionais e estaduais e com a direção da Tractebel,  do Consórcio Ita, além de centenas de  convidados e a comunidade em geral.

O Parque é uma Unidade de Conservação e foi construído como medida compensatória, definida pelo Ibama e conta com 423 hectares de mata nativa. Na execução do projeto   foram investidos  mais de R$ 6 milhões para ser adquirida a área, construído e  implementado.

Nos próximos três anos, o município receberá o apoio do Consórcio Itá para manutenção  da  infra-estrutura, e por mais dois anos, de maneira parcial, apoiando de forma proporcional ao arrecadado em projetos.

O  espaço físico conta com mais de 2 mil metros quadrados de área construída  que busca  atender a todos os  visitantes. O Parque conta ainda com uma moderna sala interativa, onde é possível conhecer características da Floresta Estacional Decidual através de imagens da mata.

O Parque Natural, tem como finalidade a preservação da mata conservando o acervo histórico da região oferecendo aos visitantes trilhas, mirantes, passarelas, auditório, e sala interativa.

“Agradecemos a todos que colaboraram  para a  implantação deste projeto, que a partir de agora  se torna uma referencia para o  turismo e meio ambiente. Com certeza este será um marco divisório na história do município, assim como foi  no passado a águas termais. Podemos dizer que Marcelino Ramos oferece a partir de agora mais uma opção de turismo, e de  pesquisa, nunca  esquecendo de zelar pela manutenção da fauna e flora. Parabéns a todos nós, temos muito o que comemorar”, destacou o prefeito Juliano Zuanazzi.

Na oportunidade o diretor da Tractebel, José Minuzzo, destacou na oportunidade que: “O Parque é da  Comunidade e todos podem estar juntos. Há algumas preocupações,  mas em outras experiências  realizadas com áreas de preservação foi comprovada a sua eficiência e auto-sustentação”.

Após a solenidade de inauguração foi realizada a visitação das dependências do Parque e um almoço de confraternização.

O parque ficará aberto para visitação de quinta a domingo, com horário diferenciado no verão, das 9h às 19h e no período do inverno, das 10h às 17h. As visitas poderão ser agendadas pelo site www.parqueteixeirasoares.eco.br ou através do telefone (54) 3372-1011.

Fotos crédito: Auonline.