Sexta-feira, 22/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Centenas de pessoas acompanharam desfile de 07 de setembro

09/09/2015

A Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com todas as escolas municipais e estaduais,  promoveu no ultimo dia 07 (sete) as comemorações alusivas Independência do Brasil.

Centenas de alunos participaram desse evento histórico e se engajaram, juntamente com os diretores e professores, para apresentarem a comunidade  os mais variados temas  que são tratados em sala de aula. Além disso, foram apresentados temas discutidos na sociedade como: meio ambiente, esporte, educação, saúde e política.

Abrindo o desfile, os alunos do Instituto de Educação  apresentaram  uma reflexão  sobre os conceitos de  democracia e  o exercício da cidadania, com o tema,  “Brasil:Mostra Tua  Cara!”, momento em que  um grande numero de alunos  desfilou com roupas pretas para mostrar sua insatisfação com a situação política  que estamos vivendo.

A Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, da comunidade de Suzana, trouxe a mensagem  de que o campo continua vivo e a escola  é o coração de uma comunidade do interior. Projetos de sustentabilidade também  foram apresentados pelos alunos.

Já a Escola Estadual Dom Pedro I de Coronel Teixeira trouxe para a avenida um projeto que resgata a essência  humana e da natureza, dando um enfoque especial  para a importância da leitura e  do uso de novas tecnologias na aprendizagem. Também foi apresentado  o projeto de “Filtro Biológico” que obteve o 1º lugar  na feira de iniciação da ciência promovida pela Universidade Federal, o projeto também foi levado para exposição na Expointer.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Ferri, apresentaram a comunidade um projeto de culinária que é desenvolvido com os alunos, que busca incentivar o processo de descoberta das crianças e ao mesmo tempo promove a alimentação saudável.

As Escolas Municipais  de Ensino Fundamental  Tiradentes  e São Pedro promoveram um debate sobre a inclusão social, principalmente daquelas pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência, propôs também haja uma  sociedade mais igualitária.

A Escola Municipal São Sebastião  destacou  o trabalho envolvendo  a escola  e  as famílias que residem naquela Comunidade, principalmente na organização de festividades neste ano de 2015. Destacou que através da integração que esta sendo promovida  todos são beneficiados.

Por fim a Escola Municipal Rui Barbosa  apresentou o tema “Projeto Estudante Cidadão”, destacando principalmente a vida em sociedade, os direitos e deveres de cada um, a importância dos cuidados com o meio-ambiente  e os projetos de cidadania que são oferecidos aos alunos.

Também participaram do desfile os Bombeiros Voluntários de Marcelino Ramos, que aproveitaram  a oportunidade para pedir a colaboração da comunidade marcelinense, no que diz respeito a manutenção da estrutura   do corpo de bombeiros.

Encerrou  o desfile os grupos  de veículos rebaixados, “Baixos de Marcelino” e os gaioleiros do “Arranca Pedra”, momento em que  apresentaram a comunidade suas máquinas, que tem por objetivo  promover eventos e divulgar o nome de Marcelino Ramos em outros municípios. Eventos  no asfaltou ou em trilhas cheias de adrenalina e aventura.

Todo o desfile foi conduzido com muita maestria pela Banda Marcial  do Instituto de Educação, que mais uma vez emocionou  o publico presente.

“Parabenizamos a todos os organizadores, escolas, alunos, diretores e professores, pela belíssima apresentação. Centenas de pessoas estiveram prestigiando o desfile, pudemos também acompanhar  o trabalho que é desenvolvido com eles na escola e principalmente  apresentaram alguns temas  que nos fazem refletir sobre nós mesmos. Belíssimas apresentações, novamente parabéns”, destacou o prefeito Juliano Zuanazzi.