Sexta-feira, 24/11/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Seminário de Educação Municipal foi um sucesso

24/11/2015

Foi realizado nos dias 20 e 21  de novembro o Seminário da Educação Municipal. O Evento aconteceu  nas dependências do Parque Municipal Teixeira Soares.

O Seminário  foi programado ainda no inicio de 2015, quando o Município investiu na contratação de  uma formação continuada  para os professores da rede municipal, discutindo vários assuntos ligados a educação.

Como desafio os professores   também aceitaram a idéia de elaborar a 2ª edição da Revista  Pedagógica de Marcelino Ramos, formada por uma coletânea de textos  produzidos pelos professores da rede municipal, abordando temas tratados diariamente nas escolas municipais.

Durante a elaboração  da programação do Seminário também  ficou definido que os professores estariam apresentando  na pratica o que foi realizado e debatido durante o período de formação.

Foram dois dias muito intensos,  de muito estudo,  onde os professores  se sentiram bem a vontade para falar do seu dia-a-dia nas escolas e a praticas que estavam aplicando na educação.

“Foi um grande Evento, momento em que também contamos  com a presença do Deputado Tortelli,  que faz parte da Comissão de Educação, onde ele  conheceu um pouco da educação que  prestamos aqui em Marcelino Ramos. Todo o debate foi muito interessante e  ficamos extremamente satisfeitos  que o que lá foi apresentado”, destacou a Secretária Isabel Ramisch.

Participaram do Seminário professores municipais e estaduais, estudantes de pedagogia, Unopar e Universidade Federal Fronteira Sul  de Erechim.

Todos os debates foram conduzidos pela professora Gardia Vargas, Assessora Pedagógica contratada pelo município, que conduziu  os trabalhos de formação  neste ano de 2015 com os professores.

Também estiveram participando os professores,  Isabel Gritti e Jerônimo Sartori que abordaram temas ligados a educação no campo  e a história da infância.

Durante a programação,  além do lançamento da Revista Pedagógica foi realizada a apresentação oficial do vídeo documentário das Escolas Municipais.  O documentário  traz  um breve relato de todos os projetos desenvolvidos nas escolas  com depoimentos de pais, alunos e professores e em breve estará sendo disponibilizado  para todas as famílias.

“Nossa avaliação é muito positiva  pois este trabalho foi um passo significativo que  demos   de produção, de conhecimento, de aprofundamento teórico  e isso é muito  importante para a pratica do dia-a-dia nas escolas.  Agradecemos a toda equipe envolvida na organização  e coordenação do  Evento”, finalizou a Secretária.

Através das práticas desenvolvidas pelos professores da rede municipal, Marcelino Ramos  passa a ser uma referencia  para muitas escolas  das ações que aqui são realizadas.