Domingo, 24/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Prefeitura realiza trabalho de conscientização contra o mosquito da dengue

11/01/2016

A Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos  está realizando um trabalho de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti. Em muitos municípios brasileiros, e inclusive da região  já foram detectados focos do mosquito que a cada ano  vem transmitindo mais doenças para a população.

Os cuidados com o mosquito Aedes aegypti precisam ser intensificados para a sua saúde  de toda a comunidade, com vigilância diária sobre tudo que pode acumular água. Ele é o transmissor da dengue, febre Chikungunya e  Zika vírus.  O vírus Zika, segundo o Ministério da Saúde, tem relação com a microcefalia, ocorrência de crânio pequeno, diagnosticada em recém-nascidos ou durante a gestação.

As dicas e lições de prevenção para não deixar o mosquito Aedes aegypti nascer são antigas, velhas conhecidas de todos nós, mas precisa ser dever de casa, e incorporadas  na rotina da limpeza de casas e quintais. É preciso eliminar os riscos de criação do mosquito.

Algumas dicas:

Primeira dica: verificar a caixa d` água para que fique bem  vedada.

Segunda dica: fazer uma varredura no quintal ou lote, acabando com latas e tampas de garrafas que acumulam água e servem de criadouros do Aedes aegypti.

Terceira dica: colocar o lixo dentro de sacos, amarrar bem e le disponibilizar na rua  somente nos dias e horários  da coleta.

Quarta e importante dica: nunca jogar lixo nas ruas, ou terrenos baldios

O copo descartável que fica rolando nas ruas pode virar um criadouro de mosquitos. O melhor é evitar que os ovos sejam postos, se transformem em larvas e em pupas e depois virem mosquitos adultos,  ameaçando a saúde da população. Essa reprodução do ovo até o mosquito adulto ocorre muito rápido.

Uma vez por semana os moradores devem fazer uma vistoria geral em suas casas, sendo que evitar o acumulo de água é primordial.

Então, o melhor é cuidar, com hábitos simples de limpeza e cidadania estaremos evitando o surgimento do mosquito. Aproveite para mobilizar e conscientizar os vizinhos sobre a importância de tais cuidados.

O setor de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura está acompanhando de perto toda a situação  e prestando informações. Todos estão sendo convidados a colaborar.