Quinta-feira, 21/09/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!



Notícias

Parque Teixeira Soares começa a ganhar formas

05/02/2014

Em fase de construção o Parque Teixeira Soares começa a ganhar suas primeira formas.

Com área  total de 429 hectares o Parque  foi criado a partir de lei municipal aprovada em 2008, por se tratar de uma compensação da Usina Hidrelétrica de Itá. O local tem como principal objetivo servir como uma Unidade de Conservação.

A criação do parque tem o intuito de proteger o ecossistema da  Mata Atlântica, além de preservar as espécies nativas ameaçadas de extinção. A região até então fragilizada, por lavouras e a extração da madeira, dará lugar a um  espaço de educação ambiental e  ecoturismo.

Ao todo serão erguidos aproximadamente 1.100 m² de área coberta que irão abrigar o cento de visitantes, o mirante e uma passarela suspensa. A área construída receberá telhado com estrutura para captar a água da chuva, que ficará abrigada em cisternas para reutilização. O projeto é todo baseado em agredir o menos possível o meio ambiente.  Além disso, foi projetado com total acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive o acesso a trilha ecológica.

Dando mais beleza ao local há uma  ferrovia, sendo que  e os trilhos de trem serão mantidos. O objetivo é no futuro reativar os passeios de trem da cidade até o Parque. Um sistema com seis trilhas possibilitarão passeios de até 7 KM pelo Parque, além de trilhas radicais para os mais aventureiros.

A Casa Italiana deverá receber um tratamento especial, passando por uma ampla restauração e reforma servindo como ponto de apoio.