Sexta-feira, 24/11/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

LANÇADO SITE DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL MATA DO RIO URUGUAI TEIXEIRA SOARES

17/05/2017

No dia 16 de maio de 2017 entrou em funcionamento o site do Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares. Com um visual leve, moderno e dinâmico, o site foi desenvolvido pela OWS (Opportunity Web Software), empresa de Passo Fundo-RS que desenvolve soluções para a internet.

Nas diferentes guias e links do site é possível conhecer melhor o Parque e seu funcionamento. No menu superior, a guia “Quem somos” apresenta estrutura do Parque, especificadamente sobre alguns dados gerais e objetivos de criação, sobre o Departamento de Unidades de Conservação (DUC), além do Conselho Consultivo e do Fundo Mata do Rio Uruguai.

Na guia “Plano de Manejo”, é possível consultar este documento referente ao Parque Teixeira Soares, mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que presidem o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias para a gestão da unidade.

Na guia “Natureza do Parque” é possível conhecer sobre as principais espécies da fauna e da flora comuns na Floresta do Rio Uruguai (Floresta Estacional Decidual), formação florestal presente no Parque. Além disso, também é apresentado sobre os recursos hídricos aqui existentes.

A guia “Atividades e atrativos” descreve os principais atrativos do Parque, como as trilhas, as estruturas, o Centro de Visitantes e as atividades que podem aqui ser desenvolvidas, como dinâmicas, palestras, eventos, entre outros.

Na guia “Pesquisa” é possível acessar a biblioteca, com o acervo de trabalhos já realizados no Parque, como artigos, dissertações, teses, resumos, TCC’s. Além disso, no link “orientações” estão contidas informações de como proceder para realizar um trabalho acadêmico no Parque, desde o contato até a finalização.

Na guia “Visitação” estão reunidas as informações básicas de visitação, como dias e horários de funcionamento. Na parte direita, são listadas as perguntas mais frequentes que podem sanar dúvidas de quem pretende visitar o site, como o tempo da visita, principais acessos, lanches, entre outras.

Na guia “Contato” é apresentado o endereço do Parque, com um mapa de localização e as coordenadas geográficas que facilitam acesso via GPS, por exemplo. São mostrados, ainda, os contatos telefônicos e via e-mail do Parque. Na parte superior é possível agendar uma visita, através do link “Agende uma visita”.

Na parte inferior do site estão inseridas as seguintes guias: Horário de funcionamento, Busca, Parceiros, Apoiadores e Estágio. No “Horário de funcionamento” está listado o funcionamento semanal do Parque e na “Busca” é possível inserir alguma palavra chave para realizar uma pesquisa no site.

Na guia “Parceiros” são listadas as entidades com os quais o parque desenvolve projetos ou atividades em comum. Já na guia “Apoiadores” são listadas as entidades que contribuíram ou contribuem financeiramente para a implantação e manutenção do Parque.

Por fim, na guia “Estágio” são detalhadas as diferentes modalidades de estágio que podem ser realizadas no Parque, garantindo a participação da sociedade na gestão de áreas protegidas e contribuindo para a formação de recursos humanos na região.

No rodapé do site, estão listados os links: Institucional, Normas de Uso, Política de Privacidade, Mapa do Site e e-mail. Constam, ainda, o telefone de contato e o link que direciona ao Facebook do Parque.O site pode ser acessado no seguinte endereço virtual: http://www.parqueteixeirasoares.eco.br/