Sexta-feira, 24/11/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Secretários de Saúde da AMAU participam de congresso em Porto Alegre

10/08/2017

Uma delegação de secretários municipais e assessores técnicos da Saúde participou do 29º Seminário de Municipalização da Saúde, que abordou a temática: “A qualidade da Governança do SUS”, realizado em Porto Alegre, nos dias 8 a 10 de agosto.

O evento promovido pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), reuniu mais de 800 participantes, que debateram o papel dos municípios e a gestão tripartite do SUS.

Várias palestras e seminários foram realizados durante o encontro com representantes do Ministério da Saúde e Secretarias, todas no sentido de aprimorar a gestão do SUS e, também, sinalizando para as mudanças que ocorrerão nos próximos meses, com relação à alteração da forma de repasse dos recursos federais, que passará a ser realizada somente em duas rubricas como forma de agilizar e aprimorar a governança: custeio e investimento.

O grupo de secretários e assessores representantes dos municípios que integram a AMAU - Associação dos Municípios do Alto Uruguai participou do encontro em sintonia, no sentido de buscar um fortalecimento regional, considerando que muitas demandas são específicas dos municípios, mas, outras são de amplitude regional, que requerem a interlocução dos envolvidos na gestão da saúde.

Jandir Cassol, secretário de saúde aqui  de Marcelino Ramos,  atual presidente do COSEMS da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho liderou a comitiva. Também acompanhou o encontro o Delegado de Saúde Adjunto, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ivan Devensi.