Domingo, 24/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!



Notícias

Campanha de vacinação contra o HPV

12/03/2014

Começou na ultima  segunda-feira, 10, a campanha de vacinação de meninas dos 11 aos 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Pela primeira vez ela está sendo oferecida gratuitamente pelo SUS. O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres.

A vacina será oferecida em três doses. A primeira delas ocorre durante a campanha, que vai até 10 de abril, em todas as escolas. A segunda dose acontece daqui a seis meses e a terceira, como um reforço, cinco anos depois.

Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Caso os pais ou responsáveis não concordem com a vacinação da adolescente, eles devem assinar o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuído pelas escolas antes da vacinação.

O vírus

O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero. Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, podem ocasionar tumor canceroso. Dentre as variantes de alto risco, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacina a ser oferecida pelo SUS é contra estes dois tipos e outras duas formas do HPV que resultam em lesões genitais (verrugas).

Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente via sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.

Cronograma de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Marcelino Ramos  estará realizando um cronograma de vacinação em parceria com  escolas. 

- Dias 18 e 19/03, pela parte da manhã  no Instituto Estadual de Educação de Marcelino Ramos

- Dia 21/03, pela parte da tarde  na Escola Estadual Dom Pedro I de Coronel Teixeira

- Dia 19/03, pela parte da tarde na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças de Suzana

Para as demais faixas etárias  a vacina somente será aplicada  em clinicas especializadas, com  um custo por dose aplicada.

Maiores informações sobre a Campanha  nas Unidades de Saúde ou pelo telefone (54)3372-1241.