Domingo, 24/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Marcelino Ramos recebe autorização para pavimentação de Trecho da ERS-491

27/05/2014

A Comunidade Marcelinense  recebeu na segunda-feira (26/05) a Autorização de Reinicio de Obras para a pavimentação de Trecho da ERS-491. O processo de busca pelos recursos para a obra teve inicio no ano de 2011 quando  a Administração Municipal buscou através da inclusão de uma Emenda  Popular ao Orçamento do Estado,  a destinação de recursos para o inicio da pavimentação.

Na busca  por assinaturas solicitando apoio a Emenda Popular, todas as forças vivas da Comunidade  se engajaram  e o resultado foi positivo, sendo que a Emenda  foi incluida na Lei Orçamentária para 2012.

Para a Obra o Município  se ofereceu como  parceiro do Estado na destinação de 20% dos recursos  financeiros para  o asfaltamento.  A rodovia  estadual que  tem aproximadamente 22Km,   ligando  a cidade a BR-153,  foi dividida em  03 trechos, e a partir daí se iniciaram as tratativas pela liberação de recursos.

No processo que teve seu desfecho final no dia 26,  o Governo do Estado concedeu a Ordem de Início das obras para pavimentação completa  do 1° trecho Conveniado, com aproximadamente 5,5km  ligando a cidade  até  o arroio Teixeira Soares.

O total do Convênio importa em aproximadamente R$ 7 milhões sendo 80% suportados pelo Estado do Rio Grande do Sul e 20% pelo Município de Marcelino Ramos, recursos estes já garantidos por ambos os contratantes.

“Foi um processo inovador e inédito via Emenda Popular, que seguiu todo ritual legal para ser  cumprido, o que por vezes se tornou demorado. Como estaremos disponibilizando  recursos financeiros do município, também tivemos que fazer uma contenção de despesas para darmos nossa contrapartida nesta obra. É uma obra importante para todo município e região,  pois liga a cidade de Marcelino Ramos, diretamente com a BR.153, rodovia arterial do País onde circulam milhões de pessoas do Brasil e de países do MERCOSUL”. destacou o prefeito Juliano Zuanazzi.

Com esta Ordem de Início a Empresa Traçado, vencedora do Processo Licitatório estará realizando todas as obras de infra-estrutura  e pavimentação  deste 01º  trecho da rodovia.

O inicio das obras vai observar o cronograma de trabalho estabelecido pela  Empresa e aprovado pelo Estado e Município, para que os serviços comecem a ser realizados, o que deverá ocorrer em breve, se não ocorrem intempéries no tempo.

“A partir de agora, começamos uma nova caminhada para buscarmos alternativas para a pavimentação dos demais trechos, como o compreendido entre o Arroio Teixeira Soares e a foz do Rio Suzana e, deste até a confluência com a BR.153, perfazendo a rodovia em sua totalidade. São desafios que se apresentam, mas neste momento temos que refletir a conquista e agradecer o envolvimento e entendimento de toda a População nesta importante obra, que presumimos deverá colocar nosso município num patamar diferenciado”,  concluiu o Prefeito.