27/06/2014
Nesta última semana o município de Marcelino Ramos vem enfrentando sérios problemas em virtude das chuvas. Conforme levantamento entre os dias 25 e 28 de junho, o índice de chuvas foi superior a 300mm, um dos índices mais altos dos últimos anos no municipio.
Os setores que mais estão sofrendo com a situação e terão sérios prejuízos são a agricultura e a produção leiteira.
Levantamentos estão sendo realizados para apurar as perdas na produção e na próxima semana deverá ser decretada a Situação de Emergência.
"Estamos apurando os números e fazendo levantamentos detalhados e se os dados se confirmarem estaremos efetuando o Decreto de Emergência já no inicio da próxima semana", ressaltou o prefeito Juliano Zuanazzi.
Ainda na quinta-feira (26/06), a Secretaria Municipal de Educação cancelou as aulas e o transporte escolar, medida que também foi adotada pelas escolas estaduais no Município.
"A medida teve por objetivo evitar que possíveis acidentes pudessem acontecer, visto que havia a possibilidade de queda de barreiras e algumas localidades estavam ilhadas em virtude do transbordamento de sangas e rios" informou a Secretária de Educação Isabel Ramisch.
Apesar de todos os problemas gerados pela chuva, não foram registrado incidentes mais graves com cidadãos ou famílias que foram desabrigadas pelas cheias de rios.
Além dos prejuízos na produção agrícola, as chuvas causaram um grande estrago nas estradas vicinais. Em muitas delas a Secretaria Municipal de Obras a pouco tempo havia realizado um trabalho de manutenção.
"Infelizmente as estradas sofreram muito. Tivemos locais em que a água passou por cima da estrada, riachos transbordaram e isso prejudicou todo um trabalho que já havia sido realizado. A Prefeitura disponibilizou equipes para percorrer o interior e realizar as ações mais emergenciais. Assim que as chuvas passarem e houverem condições de trabalho estaremos fazendo um cronograma de ações de restauração destas estradas", informou o Vice-Prefeito Ayr Loss.
No momento o que se pede aos proprietários lindeiros de estradas municipais é que na medida do possível colaborem na desobstrução de bueiros ou sarjetas, possibilitando um melhor escoamento da água. A Prefeitura Municipal está com equipes de prontidão para atenderem os casos mais urgentes, mas a colaboração de todos é muito importante.
"Estamos prestando todas as formas possíveis e legais de ajuda aquelas famílias que necessitarem do amparo do Poder Publico. Felizmente não tivemos problemas maiores, apenas prejuízos financeiros. Estamos mantendo contato com a Defesa Civil do Estado e aguardamos por uma visita técnica ao município", informou Enio Wittmann, Secretario Municipal de Agricultura.
A Prefeitura Municipal nos próximos dias estará efetuando levantamento de prejuízos e avaliando mais detalhadamente os problemas. Todos os Secretários Municipais e secretarias estão a disposição da Comunidade, assim como o Prefeito e Vice. Na tarde desta sexta-feira (27/06) já aconteceu uma reunião para avaliar os pontos mais críticos no município e monitorar a situação e as ações que estão sendo realizadas buscando o encaminhamento de soluções.
Em breve outras informações. Algumas fotos de situações encontradas no interior.