Sexta-feira, 24/11/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Chuvas causam prejuízos em Marcelino Ramos.

27/06/2014

Nesta última semana o município de Marcelino Ramos vem enfrentando sérios problemas em virtude das chuvas. Conforme levantamento  entre os dias 25 e 28 de junho, o índice de chuvas foi superior a 300mm, um dos índices mais altos dos últimos anos no municipio.

Os setores que mais  estão sofrendo com a situação e terão sérios  prejuízos  são a agricultura e a produção leiteira.

Levantamentos estão sendo realizados para apurar as perdas na produção e na próxima semana  deverá ser decretada a Situação de Emergência.

"Estamos apurando os números e fazendo levantamentos detalhados e se os dados se confirmarem  estaremos efetuando o Decreto de Emergência já no inicio da próxima semana", ressaltou o prefeito Juliano Zuanazzi.

Ainda na quinta-feira (26/06), a Secretaria Municipal de Educação  cancelou as aulas e  o transporte escolar, medida que também foi adotada  pelas escolas estaduais no Município.

"A medida teve por objetivo  evitar que possíveis acidentes  pudessem acontecer, visto que havia a possibilidade de queda de barreiras e algumas localidades estavam ilhadas em virtude do transbordamento de sangas e rios" informou a Secretária de Educação Isabel Ramisch.

Apesar de todos os problemas gerados pela chuva,  não foram registrado  incidentes  mais graves com cidadãos ou  famílias que foram desabrigadas pelas cheias de rios.

Além dos prejuízos  na produção agrícola,  as chuvas causaram  um grande estrago nas estradas vicinais. Em muitas delas a Secretaria Municipal de Obras  a pouco tempo havia  realizado um trabalho de manutenção.

"Infelizmente as estradas sofreram muito. Tivemos locais em que a água passou por cima da estrada, riachos transbordaram e isso prejudicou todo um trabalho que já havia sido realizado. A Prefeitura disponibilizou equipes  para  percorrer o interior e  realizar  as ações mais emergenciais. Assim que as chuvas passarem e houverem condições de trabalho  estaremos fazendo  um cronograma  de ações de restauração destas estradas", informou o Vice-Prefeito Ayr Loss.

No momento  o que se pede aos proprietários lindeiros de estradas municipais  é que na medida do possível  colaborem na desobstrução de bueiros ou sarjetas, possibilitando  um melhor escoamento da água. A Prefeitura Municipal  está com equipes  de prontidão para atenderem  os casos mais urgentes, mas a colaboração de todos  é muito importante.

"Estamos prestando todas as formas possíveis e legais de ajuda aquelas famílias que necessitarem do amparo do Poder Publico. Felizmente  não tivemos  problemas maiores, apenas prejuízos financeiros. Estamos mantendo contato com a Defesa Civil do Estado e aguardamos por uma visita técnica ao município", informou Enio Wittmann, Secretario Municipal de Agricultura.

A Prefeitura Municipal nos próximos dias estará efetuando levantamento de prejuízos e avaliando mais detalhadamente  os problemas.  Todos os Secretários Municipais e secretarias  estão a disposição  da Comunidade, assim como o Prefeito e Vice. Na tarde desta sexta-feira (27/06) já aconteceu uma reunião para avaliar os pontos mais críticos no município e monitorar a situação e  as ações que estão sendo realizadas buscando o encaminhamento de  soluções.

Em breve outras informações. Algumas fotos de situações encontradas no interior.