Domingo, 24/09/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Curso preparatório para as provas do Encceja.

10/09/2014

Na noite da ultima terça-feira (09/09) foi realizada a aula inaugural  da  turma de alunos que estará participando de um curso preparatório para as provas do ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O Encceja constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Através do Projeto a  Prefeitura Municipal  pretende  oportunizar a todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir  quando jovens  o Ensino Fundamental, a possibilidade de realizarem as provas do Encceja e desta forma receberem o certificado de conclusão  dos estudos.

"A vários anos  vínhamos  buscando uma forma de possibilitarmos as pessoas  a oportunidade de  concluírem  o Ensino Fundamental. Batemos  e muitas portas  e felizmente a Escola Garra de Erechim entendeu o nosso projeto e estará sendo parceira  do Município", destacou a Secretária Municipal de Educação, Isabel Ramisch.

Num primeiro momento 50 alunos  se inscreveram para participar do curso preparatório, para posteriormente  realizarem as provas do Encceja.

As provas abrangem  as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Historia e Geografia e Ciências Naturais e são realizadas a cada 02 meses  em Passo Fundo.

Além de oferecer um curso preparatório de forma gratuita o Município também estará disponibilizando transporte  nos dias das provas.

"Nossa escola foi convidada pela Administração para  desenvolver este projeto aqui em Marcelino Ramos, e vimos aí uma oportunidade  de oferecermos uma atividade  diferenciada, buscando a valorização do ser humano. Nossa área de atuação atende desde a pré-escola a preparação para os vestibulares mais concorridos do Brasil, mas este novo projeto nos chamou a atenção" informou André Jucoski, Diretor do Garra de Erechim.

"Nos dias atuais  a formação  no Ensino Fundamental  é quesito mínimo para se participar de qualquer concurso. Há também a possibilidade  de, a partir  da conclusão no Ensino Fundamental,  se buscar o Ensino Médio e quem sabe a  continuidade dos estudos  numa Universidade Publica ou Federal. Vai da força de vontade de cada um. O Município está fazendo a sua parte. Isso era um  compromisso nosso com a Comunidade" reforçou o Prefeito Municipal Juliano Zuanazzi.

As aulas  estarão acontecendo uma vez por semana na casa de Cultura de Marcelino Ramos, e tão logo  novas  vagas  surjam  os demais interessados  poderão se inscrever.

A Solenidade  contou com a preseça de Vereadores, Conselho Tutelar, Instituto de Educação, Imprensa e mebros da Comunidade.