10/09/2014
Na noite da ultima terça-feira (09/09) foi realizada a aula inaugural da turma de alunos que estará participando de um curso preparatório para as provas do ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
O Encceja constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
Através do Projeto a Prefeitura Municipal pretende oportunizar a todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir quando jovens o Ensino Fundamental, a possibilidade de realizarem as provas do Encceja e desta forma receberem o certificado de conclusão dos estudos.
"A vários anos vínhamos buscando uma forma de possibilitarmos as pessoas a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental. Batemos e muitas portas e felizmente a Escola Garra de Erechim entendeu o nosso projeto e estará sendo parceira do Município", destacou a Secretária Municipal de Educação, Isabel Ramisch.
Num primeiro momento 50 alunos se inscreveram para participar do curso preparatório, para posteriormente realizarem as provas do Encceja.
As provas abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Historia e Geografia e Ciências Naturais e são realizadas a cada 02 meses em Passo Fundo.
Além de oferecer um curso preparatório de forma gratuita o Município também estará disponibilizando transporte nos dias das provas.
"Nossa escola foi convidada pela Administração para desenvolver este projeto aqui em Marcelino Ramos, e vimos aí uma oportunidade de oferecermos uma atividade diferenciada, buscando a valorização do ser humano. Nossa área de atuação atende desde a pré-escola a preparação para os vestibulares mais concorridos do Brasil, mas este novo projeto nos chamou a atenção" informou André Jucoski, Diretor do Garra de Erechim.
"Nos dias atuais a formação no Ensino Fundamental é quesito mínimo para se participar de qualquer concurso. Há também a possibilidade de, a partir da conclusão no Ensino Fundamental, se buscar o Ensino Médio e quem sabe a continuidade dos estudos numa Universidade Publica ou Federal. Vai da força de vontade de cada um. O Município está fazendo a sua parte. Isso era um compromisso nosso com a Comunidade" reforçou o Prefeito Municipal Juliano Zuanazzi.
As aulas estarão acontecendo uma vez por semana na casa de Cultura de Marcelino Ramos, e tão logo novas vagas surjam os demais interessados poderão se inscrever.
A Solenidade contou com a preseça de Vereadores, Conselho Tutelar, Instituto de Educação, Imprensa e mebros da Comunidade.