Noticia

Dia de Campo promove capacitação e incentivo à produção de banana em Marcelino Ramos

Data de Publicação: 18/10/2024

Na quarta-feira desta semana (16), a Emater, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos, realizou um evento voltado para a capacitação e divulgação da cultura da banana no município. Com duas atividades ao longo do dia, o objetivo foi incentivar os produtores locais e interessados em iniciar a produção comercial dessa fruta, que tem grande potencial nas áreas que margeiam o Rio Uruguai.

Atualmente, Marcelino Ramos conta com cerca de 2 hectares dedicados à cultura da banana, distribuídos em várias propriedades. A produção da fruta é vista como uma alternativa economicamente viável para os agricultores da região, oferecendo oportunidades de diversificação de renda e aproveitamento das condições climáticas e geográficas favoráveis.

Pela manhã, foi realizada uma palestra conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Luis Bohn, da Emater, que reuniu lideranças locais, incluindo o vice-prefeito, secretários municipais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agências bancárias, produtores e o gerente adjunto da Emater, Laerth Suszek. O encontro abordou temas como mercado, logística, custos de implantação e manejo, essenciais para o desenvolvimento de uma produção sustentável e competitiva.

Na parte da tarde, as atividades foram realizadas na propriedade das famílias de Sidinei da Costa e Ivonei da Costa, onde produtores, técnicos da Emater, o secretário de Agricultura Claiton Bertolla, o vereador Hélio Muller e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais puderam discutir aspectos práticos do manejo da cultura. Entre os temas abordados estavam o controle de doenças, espaçamento ideal, variedades de banana, correção de solo, além da integração da produção com o turismo rural, um setor em crescimento no município.

O evento foi avaliado positivamente pela Emater, que reafirmou seu compromisso em buscar alternativas de geração de renda para os produtores rurais, promovendo discussões que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no campo.